top of page
  • Foto do escritorStartup Altamap

É hora do Agro abraçar a inovação

A mudança é a única constante. Por isso, os produtores rurais precisam renovar sua visão de como produzir.

Inovação no agronegócio

O mundo parece mudar tão rapidamente que pode deixar você com uma dor de cabeça. Os agricultores de hoje estão enfrentando novos desafios que não existiam antes: incerteza política e econômica da pandemia, demanda crescente que exige uma maior produtividade, consumidores exigindo produtos com menos agroquímicos.


Nessa era intensa, confusa e que dificulta o planejamento agrícola, é comum ver alguns produtores rurais pensando em desistir ou afirmando que não dá para pensar em investir em novas tecnologias ou pensar em aumento de produtividade.


Mas é exatamente nesse momento de dificuldades, de transformações drásticas que a inovação surge como uma importante plataforma para continuar competindo no agronegócio.




A inovação é fundamental para a agricultura

A história da agricultura é de inovação. Tudo começou há 12 mil anos, durante o período neolítico, com pequenas plantações de cereais e tubérculos. É nessa época que temos os primeiros registros de culturas agrícolas.


Ao longo dos milênios, as tecnologias foram evoluindo e novas ferramentas foram surgindo e facilitando o processo de produção agrícola. No século 18 e 19, muitas inovações surgiram em conjunto: a rotação de culturas, melhoramento seletivo e máquinas agrícolas foram inseridas no processo produtivo.


Na transição do século 19 para o 20, vimos o desenvolvimento de agroindústrias em vários países, até que na década de 1960 veio a Revolução Verde. Nessa época, tivemos uma explosão na produção de grãos, graças às variedades de alto rendimento e o uso de pesticidas e fertilizantes químicos.


Isso mudou totalmente a visão do mundo com relação à agricultura. E as inovações continuaram surgindo: GPS, agricultura de precisão, novas variedades de sementes, mercado global de produtos agropecuários.


Hoje, vivemos a transição da agricultura 4.0 para a agricultura 5.0. Estamos inserindo inovações digitais no campo, captação e análise de dados, além da automação de processos agrícolas. Essas inovações são cruciais para conseguirmos aumentar a produção agrícola e alimentar uma população que deverá atingir cerca de 10 bilhões em 2050.




Mas que tecnologia você precisa exatamente?

Não existem duas fazendas iguais, por isso as soluções tecnológicas que sua fazenda precisa não serão as mesmas do seu vizinho. Olhando para o setor como um todo, uma coisa é clara: muitos produtores rurais ainda precisam implementar essas soluções.


Isso porque a maioria dos agricultores ainda está usando papel e caneta para manter registros de insumos agrícolas, do estoque de agroquímicos, dados de uso dos maquinários, entre outras informações. Isso tudo poderia estar armazenado em um software na nuvem que você acessa do seu smartphone, por exemplo.


Você pode usar ferramentas de agricultura de precisão, que garantem a otimização do uso de fertilizantes e pesticidas como drones, por exemplo. Eles também ajudam os agricultores a gerenciar e monitorar a qualidade da lavoura, desde o cultivo até a colheita.


São inúmeras as inovações tecnológicas para o agro. E essas tecnologias te ajudam a obter insights poderosos dos dados da sua fazenda, levando a decisões mais informadas - e mais lucrativas. É essencial rastrear os processos da sua fazenda e da sua lavoura, usando uma visão geral da fazenda baseada em mapas e relatórios agronômicos.


Nos últimos anos, bilhões de reais foram investidos no setor agtech. Para qualquer problema que você esteja enfrentando em sua fazenda, alguém está trabalhando em uma solução tecnológica - ou já tem uma.


Faça sua pesquisa online e converse com outros agricultores sobre como a tecnologia tornou suas vidas mais fáceis. Quanto mais cedo você ficar informado, mais cedo colherá os benefícios da inovação no agro.



Concluindo

Deu para perceber que a tecnologia está mudando o mundo da agricultura. Você até pode tentar ignorar isso e dizer: "Eu sempre fiz assim e deu certo todo esses anos, não tem porque mudar".


No melhor dos cenários, isso significa que você deixará de lado inovações que podem tornar sua vida mais fácil. Na pior das hipóteses, no futuro pode ser que você enfrente grandes dificuldades para manter sua fazenda operando como um negócio viável e competitivo.


O fato é que não há razão para temer a inovação. O cerne da agricultura sempre será cuidar de sua terra. A tecnologia oferece uma maneira de fazer isso de forma ainda mais eficaz, ao mesmo tempo que ajuda a garantir o sucesso de longo prazo de sua fazenda.


 

Você está pronto para abraçar a inovação na fazenda? Entre em contato conosco pelo whatsapp ou preencha nosso formulário de contato para discutir como podemos ajudar a melhorar a operação da sua fazenda hoje. A Altamap pode te ajudar.

bottom of page