top of page
  • Foto do escritorStartup Altamap

Cafeicultura de precisão: um novo caminho para cafés especiais

Atualizado: 1 de nov. de 2023

Entenda como ela influencia a produção cafeeira da sua fazenda.

fazenda de café

A Cafeicultura de Precisão é uma modalidade que tem se destacado nos últimos anos, com aumento significativo na produção de cafés especiais - um tipo de café que exige um manejo agrícola preciso para obter o melhor resultado possível.


A cafeicultura envolve o acompanhamento de uma série de fatores diferentes. Isso requer que você conheça bem suas próprias terras, colheitas e recursos. Quando suas operações funcionam bem e sem desperdícios, você pode aumentar o rendimento, a qualidade e os lucros potenciais. Portanto, é importante reconhecer onde os processos podem ser tornados mais eficientes.


Com o avanço da tecnologia no agro e dos conhecimentos científicos, esse manejo mais preciso está se popularizando entre os cafeicultores, com ferramentas que auxiliam o planejamento do processo produtivo, garantindo maior produtividade e redução de custos.

Essa nova realidade produtiva gera diversos benefícios, no entanto, também traz novos desafios evidentemente. Implementar novos processos e novas tecnologias no processo produtivo nunca é fácil, mas é um caminho mais eficiente do que acreditar que as novas tecnologias não vão continuar modificando o agronegócio.


Pensando nisso, preparamos um artigo mostrando por que a cafeicultura de precisão pode ser um novo caminho para os produtores de cafés especiais.



Por que a eficiência na cafeicultura é importante?

Talvez você seja cafeicultor há muito tempo e tenha estabelecido maneiras de fazer as coisas. Seu negócio funciona bem, então por que você deveria se preocupar com a eficiência?


Porque, mesmo que você tenha uma fazenda produtiva, pode haver espaço para melhorias. Olhando em que pontos você pode ser mais eficiente, é bem provável que você vai aumentar os lucros e evitar erros caros ou inesperados.


Uma fazenda eficiente é aquela que aproveita ao máximo seus recursos. E essa eficiência está relacionada a coisas diferentes:

  • Uso de energia elétrica

  • Uso de recursos hídricos

  • Uso de insumos agrícolas

  • Como sua equipe trabalha

  • Como é o pós-colheita

Eficiência não deve significar lucro acima de tudo, mas, em vez disso, deve equilibrar sustentabilidade ambiental e econômica com qualidade. Ao racionalizar os processos e ser mais organizado, você pode reduzir o desperdício e o mau uso dos recursos.




Avalie seus processos atuais

Uma das primeiras coisas que vale a pena ressaltar aqui é: não é porque estamos avaliando os processos atuais que eles estão errados. Avaliar processos em uma empresa é essencial para aplicar melhorias.


Trata-se de um trabalho de melhoria contínua. Afinal, os processos que você utiliza hoje sem a cafeicultura de precisão foram otimizados por quem trabalhou com café antes de você.


Outro ponto importante: não é porque algo tem sido feito de certa forma por muitos anos, que é a melhor maneira de fazê-lo. Avalie todas as suas operações e repense quaisquer práticas que não sejam mais eficientes para a sua fazenda.


Um exemplo que gosto de trazer - e que tem ligação direta com uma solução de mapeamento com drone da Altamap - é trabalho para encontrar falhas de plantio nos talhões de café: o método tradicional pode levar até 1 semana e envolve um bom número de funcionários da fazenda, dedicados a encontrar e catalogar essas falhas. Além da possibilidade de erro humano na contagem/medição - que é consideravelmente alta - o processo tradicional não permite uma revisão das falhas. Com o mapa de falhas de plantio - gerado em até 48 horas - é possível medir as falhas com um software, determinar a porcentagem de falhas por talhão rapidamente e tomar a decisão se vale a pena replantar o talhão, fazer uma “recepa” ou renovar todos os pés de café.


Há também o caso de áreas subutilizadas na sua fazenda. Com o drone, é possível visualizar - e medir - facilmente essas áreas. Talvez uma dessas não seja adequada para cultivar café, mas poderia funcionar bem como:

  • Pasto para gado

  • Área de recuperação ambiental

  • Área de árvores frutíferas

  • Outras culturas agrícolas

Essa análise feita a partir do mapeamento com drone representa uma otimização que você pode aplicar rapidamente na sua fazenda de café. Isso é a cafeicultura de precisão: melhorias de curto, médio e longo prazo que você pode aplicar para gerar resultados mais positivos.



Mantenha registros e avalie os dados

Para compreender plenamente suas próprias operações e reconhecer onde você pode fazer eficiências, mantenha registros. É bem provável que esses registros estejam anotados no famoso caderninho.


Comece a pensar em transferir esses dados também para um formato digital. Existem diversos aplicativos - gratuitos e pagos - que podem ajudar nesse trabalho. Ter dados organizados é um ótimo caminho para obter as estatísticas da fazenda, entender onde melhorar e avaliar os resultados dessas melhorias.


Estas informações o ajudarão a identificar problemas e evitar o desperdício de recursos valiosos em áreas que não precisam deles. É a velha máxima: se você não sabe quanto está gastando e quanto está produzindo, não sabe quanto está ganhando - ou deixando de ganhar.


Quanto mais você souber sobre seu cafezal e suas operações, mais fácil será construir sistemas mais eficientes. E como o café é uma cultura bianual, informações de anos anteriores o ajudarão a identificar padrões e a planejar o futuro.


Se você não tem nada anotado ou digitalizado, não se sinta intimidado. Comece a manter tabelas simples com informações como:

  • Suas despesas gerais

  • Escolhas de insumos agrícolas (lembre-se de anotar a marca, princípio ativo, preço, forma de pagamento e fornecedores)

  • Condições climáticas

  • Custos de mão de obra

  • Rendimento final por talhão

Esse é um bom ponto de partida e já vai lhe fornecer alguma visão sobre seu custo de produção. Você pode sempre acrescentar dados a serem avaliados à medida que eles se tornam relevantes ou se você se interessar mais por uma área em particular.




Abrace a tecnologia onde ela é apropriada

As fazendas de café são, na verdade, uma combinação de métodos tradicionais de cultivo e pós-colheita, com novas tecnologias. No entanto, poucos são os cafeicultores que trabalham a inovação tecnológica quando ela ainda é uma novidade.


E isso acontece porque os custos produtivos para cafés especiais são consideravelmente altos, o que deixa pouco espaço para testes com tecnologias digitais. Mesmo assim, é fundamental encontrar um ponto de equilíbrio para lidar com um mercado consumidor cada vez mais exigente.


É compreensível que alguns cafeicultores não estejam receptivos às novas tecnologias nas várias etapas produtivas, mas isso pode reduzir a eficiência da sua fazenda. Esteja aberto aos testes que, em muitos casos, podem te ajudar a economizar tempo e dinheiro, além de melhorar a qualidade do seu produto final.


Mas não invista em novas máquinas ou ferramentas sem considerar se elas são a melhor escolha para sua fazenda. Considere cada detalhe nessa avaliação. Você consegue determinar o que funciona melhor para a sua fazenda antes de investir em novas tecnologias.



No fim das contas…

O café é uma cultura que requer cuidados especiais. Por isso, para ter um manejo de alta produtividade e rentabilidade, é necessário seguir algumas práticas para otimizar os custos de produção.


Mas essas práticas agrícolas eficientes não são simplesmente métodos para aumentar o rendimento. Ao contrário, são maneiras de fazer com que sua fazenda individual funcione da maneira mais tranquila possível.


O aumento da eficiência deve permitir que você produza cafés de alta qualidade, sem deixar de considerar seu impacto econômico e ambiental. Ao avaliar seus próprios processos, você pode aumentar sua produção, mas também pode produzir café de melhor qualidade que lhe traz melhores preços de venda, o que melhora a subsistência de sua família e de seus funcionários.


Avalie com calma e paciência como sua fazenda está montada. Você pode fazer alguma mudança imediata para torná-la mais eficiente? Então faça esse investimento. Você pode planejar melhorias maiores que envolvem uma visão de longo prazo? Sente-se e planeje isso. São essas melhorias contínuas que te ajudarão a ter ou continuar tendo uma fazenda de café lucrativa.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page