top of page
  • Foto do escritorStartup Altamap

A importância do mapeamento com drones na fazenda

Atualizado: 5 de fev. de 2021

Entenda como é possível usar essa técnica para captar dados acionáveis da lavoura e da propriedade.



Originalmente os drones não eram usados para monitoramento de fazendas. O propósito dessas primeiras máquinas, criadas na segunda metade do século XX, era militar. Depois de algumas décadas, os drones começaram a ser testados em outros setores com outras finalidades, principalmente o de monitoramento e mapeamento de áreas.


Logo, pesquisadores da área agronômica começaram a perceber o poder que os drones tinham em fornecer informações precisas e rápidas sobre as lavouras e sobre o uso das áreas de plantio.


Os drones começaram a ser usados para mapeamento de grandes áreas agrícolas, para aplicação de controle biológico ou de agroquímicos. Eles podem ser usados de diversas formas no agro e existem em tamanhos e formatos variados: multirotores, asa fixa, híbridos (VTOL), entre outros tipos.




A importância do mapeamento com drones na fazenda

Por que é importante usar drones na sua rotina de campo, seja você um produtor rural ou um agrônomo que visita várias fazendas?


Bom, os processos tradicionais de análise das lavouras consomem muito tempo da equipe da fazenda ou do produtor que precisa rodar todos os talhões em busca de pragas, daninhas ou falhas de plantio, por exemplo, e mesmo assim ainda estão sujeitos a erros na análise.


Além disso, esse trabalho de rodar a fazenda costuma levar dias. Com um drone, leva poucas horas para ter informações precisas e detalhadas sobre diversos aspectos da sua fazenda como:


  • Saúde da plantação

  • Falhas de plantio

  • Identificação de daninhas

  • Número de plantas por talhão

  • Altimetria da área

  • Análise das linhas de plantio


Esses são apenas alguns dos pontos que você pode visualizar de forma muito mais clara através do mapeamento com drones na fazenda. O fato é que os drones agrícolas fornecem aos produtores, agrônomos e pesquisadores agrícolas uma maneira rápida e eficiente de explorar as lavouras, identificar os problemas, monitorar o crescimento das plantas e criar planos de tratamento por meio de mapas e relatórios.


O mais legal é que esses mapas também podem ser utilizados nos tratores da fazenda, com o objetivo de fazer aplicações de agroquímicos de forma localizada e com taxa variável.





Como acontece a captação de imagens com drones?

Utilizando os tipos mais comuns de câmeras e sensores como RGB ou multiespectral, o drone capta uma série de imagens de alta resolução para depois - no momento do processamento - gerar uma imagem georreferenciada de alta precisão e alto nível de detalhes.


Com essa imagem é possível criar diversos mapas que ajudam a detectar e quantificar problemas de saúde da lavoura e outras questões importantes da área mapeada. Essas informações valiosas podem reduzir os custos com adubação, com herbicidas, inseticidas e outros agroquímicos.


A câmera RGB (Red, Green, Blue) capta ondas do espectro visível (as que enxergamos a olho nu), uma câmera colorida convencional como as dos nossos smartphones, por exemplo. Com ela, conseguimos avaliar as falhas de plantio como um todo, alguns detalhes mais simples da coloração da lavoura, coordenadas, distâncias, perímetros, entre outros pontos.


Já os dados captados com sensores multiespectrais revelam informações invisíveis ao olho nu como o índice de vegetação que pode avaliar o nível clorofila da planta e determinar se alguma doença está afetando a saúde dela.


Com o mapeamento com drones na fazenda é possível aumentar a produtividade e rentabilidade da sua operação agrícola e ainda garantir uma produção mais ambientalmente sustentável, o que é extremamente positivo para a sua fazenda no longo prazo.


Essa ferramenta é essencial para o seu trabalho no campo. Transformar imagens de drones em informações de campo se tornou algo acessível para todos os produtores rurais, sejam pequenos ou grandes produtores, e isso está impulsionando o trabalho dos agrônomos com agricultura de precisão.


 

Quer começar a usar a tecnologia de mapeamento com drones para enxergar a fazenda com novos olhos? A Altamap pode te ajudar!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page