top of page
  • Foto do escritorStartup Altamap

6 competências do Produtor Rural do Futuro

Atualizado: 1 de nov. de 2023

O que você pode mudar na maneira como trabalha para melhorar o seu agronegócio?


produtor rural


O(A) produtor(a) rural do século 21 vive uma realidade totalmente diferente da de seus pais e avós, geralmente os donos anteriores das fazendas do país. Diversos filhos e netos têm assumido o papel de proprietários e produtore(a)s rurais nos últimos anos, em que a transformação digital vem modificando consideravelmente o agro.


É inegável que as inovações tecnológicas têm apresentado novas soluções para velhos desafios do produtor rural. Por isso, elas estão sendo cada vez mais inseridas nesse setor. Diante desse novo cenário, o(a)s produtore(a)s rurais - mesmo o(a)s mais novo(a)s - precisam se atualizar com as tecnologias e como é ser um(a) produtor(a) rural do futuro.


O que isso quer dizer é que, além dos conhecimentos técnicos com relação à agronomia e à natureza, são necessários conhecimentos de tecnologias e também habilidades específicas mais relacionadas com a comunicação e as relações interpessoais.


Por isso, separamos 6 competências que um(a) produtor(a) rural precisa ficar trabalhar para um futuro promissor trabalhando no campo.



🤠 Colaboração

Ser um produtor rural é uma tarefa que exige muita experimentação, dedicação e conhecimento. E ainda assim você corre um risco danado de ver todo o seu esforço dar errado com um imprevisto como uma geada ou queimadas.


Todo esse aprendizado pode ser compartilhado, seja em redes sociais, seja pessoalmente em eventos (quando a pandemia acabar) ou por meio de pesquisas na universidade. O mais importante é saber que colaborar - seja compartilhando conhecimento, seja conectando pessoas no agro - é algo extremamente positivo para você e para quem você ajuda.



🤠 Gestão digital

Dá pra continuar fazendo a gestão agrícola/financeira da sua fazenda no caderninho ou no excel? Dá sim. Mas também já é possível otimizar essa gestão com aplicativos - gratuitos ou pagos.


É claro que existe o trabalho de transpor todos os dados anotados para o aplicativo ou para o computador primeiramente, mas digitalizar a sua gestão é um passo importante para o trabalho mais assertivo de compra de insumos, organização das operações, além de diversos outros processos produtivos.




🤠 Visão de futuro

Se você já trabalha há décadas com produção agrícola ou pecuária, já tem um conhecimento técnico solidificado e isso é ótimo. No entanto, não se esqueça de continuar se atualizando com as inovações tecnológicas e com novas metodologias de trabalho no campo.


A cada novo ano, o agro muda bastante e acompanhar essas mudanças é essencial para continuar tendo a produtividade e rentabilidade que você espera - e precisa. Testar softwares de gestão agrícola, mapeamento com drones para análises específicas da sua fazenda, sensores de temperatura e umidade na lavoura, entre diversas outras inovações é cada vez mais importante.



🤠 Capacidade analítica

Com o crescimento das fake news, é preciso buscar boas fontes de notícias para sempre estar bem informado sobre o mercado agro, tendências tecnológicas, agricultura e economia brasileira e mundial, sociedade e principalmente sobre grandes mudanças, como foi o caso da pandemia, por exemplo.


Buscar informações em redes sociais é uma ótima ideia, mas é preciso cautela com relação aos perfis que você segue. Procure ler conteúdos de grandes nomes do agronegócio, grandes pesquisadores, cientistas, diretores de associações e cooperativas, comunicadores do agro.


Todos eles e elas costumam compartilhar conteúdos úteis e transparentes, com o objetivo de informar bem e gerar boas ideias. É claro que eles também podem errar em previsões ou argumentações, mas no geral, tomam mais cuidado com o que compartilham na internet.


A capacidade analítica também será extremamente importante para poder aproveitar ao máximo as informações que as novas soluções digitais como o mapeamento com drones e os sensores agrícolas estão trazendo.



🤠 Curiosidade

A curiosidade é uma competência essencial para qualquer pessoa. Ter interesse em estudar outras áreas além da sua agrega muito na compreensão do papel do seu agronegócio na economia brasileira e mundial.


Por isso, é importante diversificar seus conhecimentos. Estudar filosofia, artes, outras línguas, TI, música, enfim, áreas de conhecimento que fujam do agro e criam novas conexões de informação e mudam sua perspectiva sobre o próprio assunto que você domina, te ajudando a gerar novas ideias.



🤠 Empatia

Para muitos esse termo é só uma moda. Mas o fato é que a empatia é uma habilidade extremamente importante para qualquer ambiente de trabalho e ajuda também na vida pessoal. Essa capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa de forma que se consiga compreender o que ela pensa e sente ou pelo menos tentar isso, é essencial para os negócios.


Ela auxilia nas relações com os funcionários da sua fazenda, com os clientes que compram de você, com os parceiros de negócio que compram sua produção agrícola, enfim, com toda a cadeia produtiva.


 

E aí, acredita que ficou faltando alguma habilidade importante para o produtor rural do futuro? Deixa sua opinião aqui embaixo nos comentários.





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page