top of page
  • Foto do escritorStartup Altamap

Agricultura digital pode revolucionar a produção agrícola

Entenda como ela vai mudar o panorama da agricultura na próxima década.


Agricultura digital pode revolucionar a produção agrícola

A agricultura se modificou consideravelmente nos últimos 20 anos. A agricultura de precisão começou a ser vista como uma metodologia essencial, mesmo com apenas 47% dos produtores rurais usando ao menos uma tecnologia de AP, segundo a McKinsey & Company em 2020.


Há alguns anos, temos visto também o crescimento das tecnologias digitais para o setor agro, criando o que chamamos de agricultura digital. Ela tem uma relação direta com a agricultura de precisão, já que possui como base a análise e o uso de dados para otimização da produtividade.


Esse conceito de agricultura digital trabalha com a ideia de que a terra e a lavoura possuem necessidades bastante específicas e precisam ser atendidas de forma eficiente e eficaz. Além disso, elas dizem o que precisam, a partir dos dados. São eles que informam o que está em falta ou excesso e também quando é o melhor momento para agir.

Esse é o pilar principal da agricultura digital: dados.



O que é agricultura digital e por que isso é importante?

A agricultura digital é a integração perfeita de tecnologias digitais no manejo de plantações, do solo e dos processos da agricultura. Para quem planta, essa nova modalidade oferece a oportunidade de aumentar a produção, economizar custos no longo prazo e eliminar boa parte dos riscos.


Para agtechs e outras empresas de tecnologia para o agro, a agricultura digital engloba as tecnologias para coleta e análise de dados, que auxiliam na previsão de comportamentos da lavoura e no manejo de safras.


Ela já existia há algum tempo e era vista como o futuro da agricultura. Agora, o futuro chegou e está acessível também aos pequenos e médios produtores agrícolas.


Ela já está mudando o cenário da pesquisa agrícola, permitindo que muito mais fontes de dados sejam reunidas para interpretação. Isso permite a tomada de decisões em tempo real e a expansão da ciência de agricultura preditiva.


As tecnologias mais comuns usadas incluem sensores, redes de comunicação e de internet, drones, implementos automatizados, robôs, inteligência artificial e outras inovações.


Essas ferramentas já são utilizadas em diversas fazendas no Brasil, de vários tamanhos e culturas diferentes. E com a introdução dos smartphones no dia a dia do agricultor, temos uma nova realidade de agricultura digital ainda mais possível.


Agora, você, produtor ou produtora, pode tomar decisões rapidamente, com base nas informações que as imagens de drones, os relatórios agronômicos gerados a partir delas, e os sensores estão fornecendo. Esse é o poder da agricultura digital nas mãos do agricultor.



Como a agricultura digital pode revolucionar a produção agrícola?

A produção de alimentos e de commodities para exportação precisa continuar crescendo para atender à demanda crescente que veremos nas próximas décadas com a população aumentando exponencialmente.


E enquanto essa necessidade surge, você também enfrenta outros desafios que podem atrapalhar diretamente esse aumento de produtividade:

  • Aumento das temperaturas

  • Mudanças nos padrões de chuvas

  • Eventos climáticos extremos mais frequentes

  • Reduções na disponibilidade de água


Diante deste cenário de mudanças climáticas, é necessário inovar para manter e melhorar a produtividade a fim de atender à demanda. É aqui que entram as tecnologias digitais com o potencial de fornecer informações e capacidade de enfrentar esses desafios e aproveitar as oportunidades de crescimento.


Tecnologias como o georreferenciamento feito com drones, o qual permite a criação de um planejamento detalhado da área, definindo pontos como:

  • Sistematização dos talhões

  • Uso e ocupação do solo

  • Mapeamento ambiental da fazenda

  • Análise agronômica para apontar os tipos de cultivo mais indicados para a sua propriedade


Esse mapeamento da fazenda também gera dados importantes para gerenciar o plantio, o desenvolvimento e a colheita da lavoura, criando um planejamento geral de todo o processo produtivo e do uso dos implementos agrícolas.


O uso de dados, como falamos acima, é o pilar da agricultura digital e os drones funcionam como uma ferramenta essencial para captação de informações e para o monitoramento da lavoura, transformando completamente o trabalho do produtor rural.



Dados serão a nova base da agricultura

A incerteza é um dos maiores desafios do agricultor há milênios. E os dados fornecerão algumas respostas para essa incerteza. Eles não são a solução para todos os problemas do agro, mas ajudam a resolver alguns dos maiores desafios que os produtores rurais possuem hoje.


Desafios que, daqui para frente, terão novas formas, inclusive. O processamento e a interpretação eficiente dos dados captados nas fazendas e a conectividade na área rural são duas novas necessidades para esse novo mundo da agricultura digital.


Estamos vendo uma movimentação de empresas de telecomunicações no que se refere à abrangência da conectividade, e à construção de uma infraestrutura de internet em zonas rurais.


Com relação aos dados, captá-los, processá-los e organizá-los para uso toma um tempo, especialmente porque as fontes dos dados são bastante diversas. E esse é um desafio que os agricultores também enfrentarão.




A agricultura digital e a sustentabilidade agrícola

A agricultura digital pode atuar como um forte motor da sustentabilidade agrícola. Ela ajuda a termos um conhecimento mais aprofundado sobre os fatores que afetam a saúde da lavoura e dos solos com o passar dos anos.


Com esse conhecimento, essas variáveis podem ter uma gestão otimizada, o que garante uma produção mais sustentável do ponto de vista ambiental, econômico e social. No entanto, para isso, é necessário que as tecnologias sejam adotadas devidamente.


E para aumentar a adoção dessas tecnologias, agricultores, agrônomos e legisladores precisam se unir e planejar muito bem esse trabalho, com o objetivo de garantir o bem-estar da terra e dos recursos naturais, que certamente não estamos cuidando com a devida atenção.


Investir na agricultura digital é investir na biodiversidade, na redução do uso de fertilizantes de nitrogênio e no cultivo inteligente de lavouras. É também investir em bioenergia menos intensivas em recursos e na gestão bem executada das fazendas. Isso é fundamental para continuarmos tendo uma agricultura altamente produtiva e rentável nas próximas décadas.


E vale ressaltar que a sustentabilidade agrícola não se limita apenas aos agricultores. Os consumidores internos e externos estão cada vez mais informados sobre os produtos que compram. Eles exigem produtos agrícolas de alta qualidade, produzidos de forma sustentável, e com total rastreabilidade. Em outras palavras, eles querem saber exatamente a origem de seus produtos.


Nesse sentido, as tecnologias digitais também permitem uma rastreabilidade aprimorada de produtos agrícolas, proporcionando tranquilidade aos consumidores e maior valor agregado aos agricultores. Tecnologias como blockchain, por exemplo, podem auxiliar cooperativas a organizarem a rastreabilidade de produtos agrícolas no país.


O fato é que melhorar a produtividade é um desafio antigo para as fazendas e continuará sendo por algumas décadas ainda. No entanto, pela primeira vez na história, uma geração de agricultores possui acesso à tecnologias digitais que permitem um salto quântico no desempenho produtivo.


Melhorar o desempenho é bom para você e bom para o agronegócio. Isso porque, como vimos, a demanda por alimentos e produtos agrícolas produzidos de forma sustentável continuará crescendo.


É importante que todos os participantes do ecossistema agrícola abracem as tecnologias digitais novas a fim de tornar suas operações mais eficientes, produtivas e lucrativas. Lembre-se: o que você faz na sua terra hoje afetará seus filhos e netos nos próximos 30 anos.

 

Quer começar a trabalhar com agricultura digital, mas não tem ideia de como começar a implementar as novas tecnologias na sua fazenda? A Altamap pode te ajudar. Chama a gente no Whatsapp para uma conversa!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page